Apresentação

Seja bem-vindo ao III Simpósio Internacional de Microbiologia e Biotecnologia (SIMB 2016)!

Este ano, o evento será realizado de 23 a 25 de novembro de 2016, no Auditório Fernando Sabino, Centro de Vivência, UFV, em Viçosa, Minas Gerais. A terceira edição do simpósio contará novamente com a participação de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome internacional, os quais abordarão temas relevantes e atuais para as áreas de microbiologia e biotecnologia. Durante o simpósio também serão realizados eventos satélites, tais como workshops, mini-cursos e disciplinas sobre temas específicos na área do conhecimento.

Não perca essa oportunidade de interagir com pesquisadores de grupos de excelência do Brasil e do exterior, de compartilhar experiências e promover colaborações técnico-científicas com os participantes do evento.

Venha participar conosco do SIMB 2016!

Histórico

Em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola, juntamente com o Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Viçosa realizaram o I International Symposium on Microbiology and Biotechnology. O evento resultou do esforço conjunto de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e contou com a participação de pesquisadores renomados de oito países e com participantes de todas as regiões do Brasil e da América Latina. Na primeira edição do evento foram realizadas onze palestras e um workshop, além da apresentação de pôsteres e atividades sociais com os participantes do evento. Em 2012, o simpósio recebeu apoio da CAPES e FAPEMIG e também foi patrocinado por empresas privadas como Vallé, Analítica e Life Technologies.

Em 2013, O Simpósio contou novamente com apresentações de pesquisadores de renome internacional, os quais abordaram temas de interesse para a microbiologia e a biotecnologia. Nesse ano, além das sessões de pôsteres, foram realizados mini-cursos e workshops, os quais abordaram temas importantes e atuais para as áreas de interesse do público presente no Simpósio.

Em 2016, o Simpósio contará com a ministração de palestras de pesquisadores estrangeiros e nacionais de grande renome, que tratarão de temas de pesquisa de grande interesse para a microbiologia e biotecnologia (ver programação). O Simpósio abrangerá a apresentação de palestras sobre o estado da arte da pesquisa pura e aplicada na área, a apresentação de pôsteres, uma sessão de palestras sobre empreendedorismo em biotecnologia e uma série de cursos pré- e pós-simpósio.

Objetivos do Simpósio

O Simpósio Internacional de Microbiologia e Biotecnologia representa um fórum de discussão para integração das áreas de microbiologia e biotecnologia, estimulando debates sobre os mais recentes avanços na pesquisa básica e aplicada com micro-organismo. O evento é dedicado a acompanhar tendências, divulgar avanços científicos nas áreas de microbiologia e biotecnologia e permitir intercâmbio interdisciplinar de conhecimentos sobre os temas abordados.

Público Alvo

As palestras e os temas a serem abordados durante o simpósio são de interesse para estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores, técnicos e outros profissionais das áreas de ciências biológicas, ciências agrárias e áreas afins.